Carbon Free

Allam Khodair é o primeiro “piloto verde” do continente, título concedido ao Japonês Voador pela ONG Iniciativa Verde pelo pioneirismo em neutralizar as emissões de carbono de seu carro na Stock Car. Desde que aderiu ao projeto, Khodair já neutralizou cerca de 300 toneladas de monóxido de carbono, enxofre e metano através do plantio de mais de 1.500 mudas de árvores.

A iniciativa de Khodair é resultado de um estudo detalhado a respeito do consumo de energia decorrente das atividades do piloto na Stock Car. Na composição do cálculo, foram levadas em consideração na análise de emissões ligadas direta e indiretamente às atividades de pista. No primeiro grupo estão as emissões provenientes da combustão de combustível e, no segundo, àquelas oriundas do consumo de energia elétrica nos boxes e na sede da equipe.

“No combate ao aquecimento global, cada um deve fazer a sua parte. Iniciamos o projeto com o restauro de 59 mudas de árvores lá em 2007 e não paramos mais”, conta Khodair. “A soma de esforços nesse sentido presultou em um trabalho de grandes proporções. Meu trabalho, posso dizer, é apenas uma gota no oceano de ações capitaneadas pela Iniciativa Verde. Juntos, estamos tentando construir um mundo mais sustentável e consciente”, finalizou o piloto.

Tomando por base as emissões gasosas calculadas somente para o carro de Allam Khodair, cada um dos pilotos que alinham no grid de largada da Stock Car deveria plantar, em média, 236 árvores ao longo do ano – o que geraria um total de 8.968 mudas, ou 10% de todo o restauro feito pela Iniciativa Verde em uma temporada.

Parceiros