Stock Car

A maior categoria do automobilismo brasileiro!

Principal categoria do esporte a motor na América Latina, a Stock Car começou a ser disputada em 1979 e, ao longo dos anos, se notabilizou como vitrine para os melhores pilotos da história das categorias de turismo do automobilismo brasileiro.

A primeira corrida da categoria foi disputada em Tarumã e contou com 19 Opalas de motor 6 cilindros. O grande vencedor foi Affonso Giaffone. Desde então a categoria não parou mais de crescer. Tanto no número de carros, como em visibilidade.

Nomes como Paulo Gomes, Chico Serra e Ingo Hoffmann deixaram sua marca na história da categoria, que tem Allam Khodair como um dos grandes nomes de sua nova era, inaugurada em 2009 com a chegada dos modelos tubulares de motor V8.

A categoria que nasceu monomarca, com os Opalas, atraiu outras também a atenção de outras montadoras. Hoje, além da Chevrolet, a Peugeot também está na categoria. Mitsubishi e Volkswagen também já deram formato aos potentes motores da nova Stock Car.

A disputa da temporada de 2014, que marca o aniversário de 35 anos da Stock Car, conta com 17 equipes e 33 pilotos. Entre as principais novidades da competição está o formato de rodada duplas e o retorno de Goiânia ao calendário da categoria. Com um autodromo totalmente reformado a cidade será palco de duas provas, incluindo a badalada Corrida do Milhão.

Clique aqui e confira a classificação atualizada do campeonato

Todos os detalhes sobre a temporada 2014:

  • Suspensão

    Independente nas quatro rodas, triângulos superiores e inferiores em tubo de aço. Barras estabilizadoras dianteiras e traseiras reguláveis de dentro do carro.

  • Direção

    Do tipo pinhão e cremalheira com acionamento hidráulico através de bomba elétrica.

  • Rodas

    OZ Racing, italianas 10,5 x 18 polegadas.

  • Pneus

    Pirelli - Pzero 305/660 Aro 18 - Composto DH.

  • Freios

    discos ventilados Fremax, pinças inglesas da AP Rading, com seus pistões na dianteira e quatro na traseiro.

  • Pastilhas de Freio

    ECOPADS - isentas de amianto e formulação especial para a Stock Car.

  • Motor

    8 cilindros em V, com 550 HP de potência, 6.000 rpm e 5.700 cc (5,7 litros), cabeçote de alumínio, alimentação de combustível por injeção eletrônica Bosch, cárter seco.

  • Câmbio

    XTrac. Acionamento eletrônico e sequencial de 6 marchas para frente e uma à ré da Magnetti Marelli.

  • Diferencial

    XTrac.

  • Combustível

    Etanol V-Power, produzido pela Raízen.

  • Tanque de combustível

    Composto por container de borracha preenchido com espuma de baixa densidade e container de alumínio provido de válvulas de segurança, inclusive para o caso de capotagens. Capacidade de 100 litros.

  • Chassi

    Tubular, com tubos de molibdênio, chapas de alumínio e revestimento anti-chama.

  • Carroceria

    Construída em fibra de vidro reforçada, representa dos modelos Chevrolet Sonic e Peugeot 408. Os faróis dianteiros são pintura na carroceria, mas as lanternas traseiras são plenamente funcionais.

  • Peso mínimo

    1.325 kg com o piloto a bordo vestindo macacão, luvas, sapatilhas, capacete e com fluídos (óleo, água, combustível etc.).

  • Vidros dianteiros

    Desenvolvido pela Fanavid, com uma lâmina de policarbonato entre duas lâminas de vidro com resistência elétrica para evitar o embaçamento.

  • Banco do piloto

    Desenvolvido pela Fiber Works, com homologação FIA na categoria “Advanced Racing Seat” - Banco de Corrida Avançado.

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